Apresentação
Medir a adesão ao tratamento da hipertensão arterial sistêmica (HAS) é uma tarefa bastante complexa, pois existem vários fatores envolvidos neste processo o que dificulta a desenvolvimento de uma medida padrão. Assim, foram desenvolvidos vários métodos para conhecer o grau da adesão ao tratamento da HAS. As entrevistas com aplicação de questionário são muitos utilizadas por serem mais acessível e de menor custo.
A grande maioria dos métodos atualmente usados para avaliar a adesão ao tratamento da hipertensão é focado somente na adesão ao tratamento farmacológico sendo aplicado também a outras doenças, além da HAS. Desta forma, poucos instrumentos foram desenvolvidos especificamente para a hipertensão, buscando avaliar a adesão ao tratamento farmacológico e não farmacológico.
Sendo assim, foi desenvolvido o questionário de adesão ao tratamento da hipertensão arterial sistêmica (QATHAS), construído no Programa de Doutorado em Saúde Coletiva UECE/UFC/UNIFOR de autoria de Prof. Dra. Malvina Thaís Pacheco Rodrigues sob orientação da Prof. Dra. Thereza Maria Magalhães Moreira. Ele se torna um instrumento hábil de avaliação da adesão ao tratamento da HAS e sua utilização torna possível traçar um plano de melhorias individual para cada usuário com hipertensão atendido pelos profissionais de saúde. Assim, pode facilitar a detecção e aferição do cumprimento à terapêutica prescrita, além de viabilizar o estabelecimento de metas a serem alcançadas. Este diferencial deste instrumento foi possível com o uso da Teoria da Resposta ao Item (TRI) que, diferente da Teoria Clássica dos Testes (TCT), utiliza a habilidade (θ) construída item a item, e não somente a soma dos itens corretamente acertados.
Neste sentido, esse site possibilita o acesso à resposta do QATHAS fornecendo a posição do respondente na escala criada para medir a adesão ao tratamento da HAS.
Sejam bem-vindos!
|